Pular para o conteúdo principal

Destaques

Linux distributions

Bom dia, boa tarde, boa noite.

   Bom pra quem gosta de computação já deve ter ouvido falar que existem diversos Sistemas Operacionais no mercado, alguns deles pagos como (Windows, Mac, BSD, UNIX, IOS), e outros gratuitos, tais como (distribuições linux, freeBSD, MINIX, android), bom para quem não sabe Sistema Operacional nada mais é o software de integração com o Hardware do computador ou do celular que está a utilizar, vou falar um pouco hoje sobre os sistemas baseados em linux e suas vantagens/desvantagens, então pegue aquela caneca de café se for de madrugada ou aquela cerveja gelada se for um Sábado a noite e vamos trocar uma ideia.


   Bom sistemas baseados em linux são muito utilizados por empresas principalmente em servidores por diversos motivos dentre eles ser um sistema OpenSource, sendo assim ele pode ser alterado e manipulado em seu código fonte para melhor adequação para as funcionalidades que a empresa necessita.
   Além de OpenSource (Código aberto), o linux em si (Kernel), é um freeware, sendo assim um software gratuito para ser usado e redistribuído, ajudando assim com zero gastos de licenças para o mesmo.

Oque seria uma distribuição?
   Bom como falado logo acima o Linux propriamente dito é apenas o "Kernel", isso seria o motor que possibilita o sistema operacional funcionar com a integração do hardware sendo ele o "coração" dos sistema operacional.
   Quando falamos em distribuições linux estamos nos referindo aos Sistemas Operacionais que possuem como seu Kernel o Kernel linux, dito isso abrimos um leque muito grande de opções de distribuições existentes sendo elas mais ou menos populares aos entusiastas como eu que vira e mexe muda de Sistema Operacional muitas vezes apenas por diversão.

Falando sobre Distribuições!
   Pra início vamos falar sobre uma distribuição gigante no mundo OpenSource que é o Debian, o Debian é uma distribuição linux muito utilizada por principiantes ou por corporações por ser conhecida como uma das distribuições mais estáveis do mercado, trazendo com ela o gerenciador de pacotes APT e o famoso DPKG com seus pacotes .deb.
   Para os iniciantes no linux diferente do Windows tem mais de uma forma de se instalar um pacote ou aplicação, sendo elas via loja do sistema que nada mais é que um software que já vem pré instalado nas distribuições voltadas para usuários finais tais como o Ubuntu, dito isso os gerenciadores de pacote seriam softwares que te auxiliam nesse processo, no windows temos um .exe que no mesmo tem um gerenciador de instalação com o qual ira fazer a distribuição dos arquivos para seus devidos repositórios criação de atalhos entre outros, no linux no caso o Debian nossos gerenciadores se chamam "APT" e 'DPKG".
   Começando pelo "DPKG" pois o mesmo para uma explicação simples é mais viável, pois com o mesmo você consegue uma instalação tanto com interface gráfica a partir de um arquivo .deb (clicando duas vezes que nem um .exe), ou pela loja de aplicativos dependendo do pacote a transição pode ser feita por ele, ou até mesmo para usuários mais avançados ou para aqueles que gostam de aprender pelo terminal também é possível manipula-lo desde que você já tenha baixado o arquivo .deb.
   Já no "APT", temos um gerenciador de pacotes mais parrudo, capaz de buscar nos repositórios configurados na distribuição o pacote via terminal ou loja de aplicativos e instala-lo no seu sistema, o apt age muitas vezes na loja de aplicativos da distribuição mas na maioria das vezes ele é utilizado em um terminal.
    Os sistemas linux são muito utilizados em servidores e em maquinas mais modestas pelo pessoal que gosta do "Pinguim" ao invés da famosa "Janela", porém não é tão conhecido dentre os usuários comuns ou ocasionais de um computador pois além de a maioria dos computadores hoje em  dia já acompanhar uma licença original Windows, ao decorrer dos anos no mercado de tecnologia o Windows se tornou um dos sistemas de Desktop mais amigáveis e conhecidos dentre os usuários.
   Um sistema linux que se popularizou mais que o Windows no dia de hoje é o Android desenvolvido pela Google Inc.
   Como no celular quanto no computador geralmente sistemas linux, se saem melhor em desempenho e consumo de recursos, acaba sendo um dos sistemas favoritos de administradores de servidores
e de desenvolvedores de software por além de ser leve ainda ter uma alta gama de ferramentas nativas ou até mesmo de terceiros para tais atividades.
Por que o Mascote do Linux é um Pinguim? - Juan de Souza
Espero que tenham gostado da minha introdução aos Sistemas Operacionais Baseados em Linux e que tenha despertado curiosidade em vocês para que possam se aprofundar neste assunto.

Comentários